Resumos 2014

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A metáfora e a construção de representações no discurso político.
ORIENTADORA: Profª. Ofélia Maria Imaculada
RESUMO
A metáfora, com o surgimento da teoria da metáfora conceitual de Lakoff e Johnson (1980), deixou de ser vista como um simples ornamento da linguagem, restrito ao uso literário, e passou a ocupar um lugar de destaque nos estudos cognitivos e lingüísticos por constituir um processo cognitivo básico de significação. Segundo Schröder (2010), a língua e nossos sistemas conceituais interagem de forma bidirecional, de modo que o estudo da metáfora nos permite compreender os processos de criação de sentido na linguagem. Essa reciprocidade entre os níveis linguístico e cognitivo no uso de metáforas nos leva a associá-la ao uso discursivo da linguagem e considerá-la um mecanismo comunicativo dinâmico, que sofre influência dos fatores envolvidos no evento discursivo, a saber, contexto social, participantes, relações de poder, perspectivas ideológicas e valores culturais. Considerando o conceito de metáfora discursiva (ZINKEN, HELLSTEN, e NERLICH, 2010), propomos investigar o uso de metáfora na construção de representações sobre o Brasil no discurso dos candidatos à presidência da república no ano de 2014. Para abordar o funcionamento discursivo das metáforas adotaremos a metodologia de análise proposta pela Análise Crítica do Discurso (ACD) que propõe consideramos três níveis de análise: textual, social e discursivo.


O que é ser brasileiro? Aspectos sociológicos sobre a construção de identidades no Brasil atual.
ORIENTADORA: Profª. Alessandra Gomes Mendes Tostes
RESUMO
A partir dos estudos sobre a formação da identidade nacional e da noção de povo brasileiro, a pesquisa objetiva compreender como se dá a construção de uma identidade, ou de identidades, no Brasil atual. Desde o século XX, o pensamento social e a sociologia brasileira demonstram como movimentos políticos e sociais de construção de uma identidade nacional no Brasil, buscaram a projeção de uma representação sócio-cultural no samba, no futebol e nos mecanismos de navegação social como o ‘jeitinho’ e a cordialidade. Atualmente, num momento de pós-modernidade, de limites do Estado-nação, da mundialização da economia e dos novos aparatos tecnológicos de acesso à informação, estes compõem um conjunto de fatores onde as relações sociais e a concepção de identidade ocorre de maneira fragmentada. Neste contexto, a ênfase da pesquisa está no grupo social específico _ o trabalhador rural, analisando as condições de integração à sociedade brasileira, e como estas refletem na sociedade atual e determinam algumas das relações existentes entre nós.


Mapeamento do campo religioso de Viçosa.
ORIENTADORA: Profª. Raquel dos Santos Sousa Lima
RESUMO
O presente projeto tem como objetivo fazer um mapeamento do atual campo religioso em Viçosa (MG). Pretende-se realizar um levantamento que traga à tona, entre outras questões, as instituições religiosas existentes e suas principais celebrações e doutrinas; os grupos religiosos; as experiências vivenciadas a partir de formas não institucionalizadas do religioso; as relações inter-religiosas (os conflitos, os trânsitos); as formas de sociabilidade engendradas pelas religiões; as relações entre espaço público, política e religiões, entre outras.


Topofilia Viçosense.
ORIENTADOR: Prof. Leomar Tiradentes
RESUMO
O termo topofilia foi idealizado em 1974 pelo geógrafo Yi-Fu Tuan e significa o sentimento de gostar do lugar e se identificar com ele. Nesse sentido buscando compreender esse conceito e suas aplicações o presente projeto de pesquisa tem por objetivo verificar se a topofilia existe entre os alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFV, moradores da cidade de Viçosa. A abordagem do problema da pesquisa tem um caráter exploratório e de natureza qualitativa, com aplicação de questionário utilizando o conceito básico de lugar e sua relação com o conceito de topofilia, objetivando vivenciar se sua prática ocorre entre os estudantes.


Biologia e avaliação de métodos de controle do Zonitoides arboreus (Say), em plantas de Orquídeas.
ORIENTADOR: Prof. Luciano Esteves Peluzio
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo descrever a biologia do caramujo Zonotoides arboreus (Say), praga frequente em cultivos de orquideas no Brasil. Além de avaliar diferentes métodos de controle em plantas de orquídeas instaladas em casa de vegetação.


Arte e sustentabilidade - reflexões, desafios e inspirações.
ORIENTADORA: Profª. Danielle Rodrigues de Moraes
RESUMO
A pesquisa se propõe a estudar as possíveis relações entre arte e sustentabilidade, a partir de um viés teórico e prático com as linguagens artísticas do teatro e das artes visuais, de forma que se crie caminhos para estreitar a relação dessas duas áreas e apontar possíveis reflexões. O desenvolvimento deste trabalho faz parte de uma linha de pesquisa denominada “Arte, sustentabilidade e aplicabilidade” do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Cultura e Sustentabilidade, coordenado pelo prof. Dr. Adilson Siqueira do curso de Teatro da UFSJ e do qual a proponente é pesquisadora.



INterVENÇÕES urbanas - a liminaridade entre arte e espaço público.
ORIENTADORA: Profª. Danielle Rodrigues de Moraes
RESUMO
Intervenção Urbana é o conceito usado para designar as manifestações artísticas realizadas em espaços públicos, com o objetivo de questionar e transformar a vida urbana cotidiana, o qual busca envolver os participantes como seres ativos e criadores. A pesquisa terá como foco a busca da experienciação e do aprofundamento sobre o tema, sendo para isso, desenvolvido um trabalho teórico-prático, em parceria com o grupo de pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo (DAU) “ARQMnese – Percepção e Memória”, através do projeto “Bricolagem Urbana – arte de apropriação temporária e imaterial do espaço urbano em Viçosa/MG, coordenado pela professora Luciana Bosco e Silva. Dessa forma, objetiva-se que a pesquisa possa trazer apontamentos e reflexões sobre o papel dessa manifestação artística dentro da sociedade atual, buscandio perceber como ela interfere e permite relações no espaço público.


Uso de materiais recicláveis e de baixo custo na construção de instrumentos de medidas meteorológicas para o estudo de variáveis climáticas locais.
ORIENTADOR: Prof. Edson Luis Nunes
RESUMO
Uma observação meteorológica de superfície consiste de procedimentos sistemáticos e padronizados, visando à obtenção de informações medidas por instrumentos meteorológicos (quantitativas) referentes aos parâmetros que permitem avaliar plenamente o estado instantâneo da atmosfera e as condições climáticas locais: tais como temperatura do ar, humidade relativa, precipitação pluviométrica, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento. Com isso, este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver um conjunto de instrumentos, para medidas destes parâmetros meteorológicos, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, capaz de compor uma pequena estação meteorológica, viabilizando os estudos a respeito das variáveis meteorológicas e das condições climáticas em escolas do ensino médio.



O CAP-COLUNI da UFV – Memória e História.
ORIENTADOR: Prof. Duarte de Magalhães Barbalho
RESUMO
O projeto visa organizar um acervo para a opreservação da Memória Histórica do CAP-COLUNI da UFV atraves da catalogação e identificaçaõ de fotos, regsitros de trabalho academicos e artisticos produzidos pelos ex-alunos e alunos atuais. Além de procurar construir um Banco de Dados emn relação aos ex-alunos atraves de contato via rede em uma pagina a ser criada e disponibilizada no novo site para consulta pública em relação à trajetória dos mesmos posteriormente a formação acadêmica. Será o início de uma trabalho para a criação de um Centro de Memória documental sobre essa instituição escolar de Ensino Médio quando da futura instalação de um Laboratório de Huamnidades no prédio anexo. O desenvolvimento dessa fase do projeto necessitará de dois bolsistas para as atividades que serão propostas pelo Professor Orientador.


Fatores que influenciam a prática pedagógica de professores de Inglês.
ORIENTADORA: Profª. Marcia Cristina Fontes Almeida
RESUMO
O objetivo deste estudo é conhecer o contexto de ensino de inglês em duas escolas públicas de Viçosa, uma estadual e uma municipal; e identifiacr quais fatores influenciam a prática pedagógica dos professores. Primeiramente, será feito um levantamento da carga horária da disciplina de inglês, bem como do número de professores que atuam nesta área. Posteriormente, pretende-se identificar quais os fatores contextuais, experienciais e cognitivos (ALMEIDA, 2009; BORG, 2006) podem ser identificados comno influenciadores da prática dos professores. Os resultados poderão fundamentar projetos voltados para o aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem de inglês nas escolas públicas de Viçosa e região.



Ensino de História e Cinema.
ORIENTADORA: Profª. Marilda Aparecida Ionta
RESUMO
Está distante o tempo em que os manuais escolares constituíam a base do conhecimento histórico, atualmente toda uma série de dispositivos técnicos, oriundos dos meios de comunicação, também constroem leituras, imaginários e reflexões sobre a História. Diversos debates, entre eles,. sobre o que e como ensinar História tem mobilizado professores e pesquisadores da área. Esta investigação pretende contribuir com esses esforços buscando explorar nas aulas de história a linguagem cinematográfica. Portanto, pergunta-se nesta pesquisa: quais as imagens que as películas criam sobre as sociedades passadas? Que tipo de cultura histórica é veiculada pelo cinema? Por que os alunos se interessam pelos os faraós, os gladiadores, os alquimistas, as bruxas e se sentem desestimulados pelo saber histórico escolar? Para responder essas questões trabalha-se neste projeto de Ensino de História e cinema com filmes cujos temas são históricos. Eles são fontes para discussão dos temas da disciplina contidos na matriz curricular do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa utilização pedagógica do cinema tem como objetivo produzir um material didático e metodologias de ensino que potencializem o trabalho dos professores de ensino de História do ensino básico e o conhecimento dos jovens sobre a história. Ademais, busca-se desenvolver uma prática educativa transdisciplinar que inclua a dimensão lúdica no processo ensino-aprendizagem, mostrando que a História é um processo vivo e assim também deve ser seu estudo. A conexão entre história e cinema cria um processo permanente de educação do olhar dos estudantes que possibilita “ler” as imagens, em movimento ou não, de forma estética e ética. Este projeto é realizado no Cine Clube Carcará e em outros espaços da UFV e envolve os estudantes da primeira série da Colégio e os alunos de graduação em História que realizam estágio supervisionado.



Atividades de campo e vivência ambiental na Mata da Biologia (Trilha-do-Sauá). Interação entre o ensino de Biologia e de História.
ORIENTADOR: Prof. Hélio Paulo Pereira Filho
RESUMO
O ensino de biologia utiliza-se de métodos que, muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar diversos termos e conceitos que não estabelecem significados com a realidade. Assim, surge a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a atuação do professor e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva utilizamos, como proposta metodológica, atividades de vivência em áreas verdes próximas a escola. A área utilizada para a realização da atividade consiste em um fragmento da mata secundária pertencente à UFV que está situada próximo ao COLUNI. A mata é conhecida popularmente como mata da Biologia, e o local específico dentro da mata, onde as atividades serão realizadas, chama-se Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes, fora da sala de aula, permite aos estudantes, entrarem em contato direto com os assuntos teóricos estudados, contribuindo de maneira significativa para a assimilação dos mesmos, pois alunos e professores interagem com os elementos estudados. Dessa forma o ensino fica muito mais dinâmico e eficiente, desenvolvendo no aluno maior conscientização ambiental e conhecimento crítico da natureza. Será abordada a interação do ensino de biologia com a história da mata da Biologia e a colonização da micro-região de Viçosa, levando-se em conta o histórico da mata e da região onde ela está inserida. Esse trabalho pretende responder as seguintes questões, o que a natureza tem a oferecer ao ensino de ciências biológicas? Como promover a interação da biologia, com outras áreas do conhecimento, como história? Qual a relação da Mata de Biologia com a história da UFV e a colonização da Zona da Mata Mineira? Quais os aspectos históricos da Mata da Biologia?



A influencia da modalização da linguagem na construção de sentido dos sujeitos nas produções textuais de alunos do ensino médio.
ORIENTADORA: Profª. Anita Maria Ferreira da Silva
RESUMO
Este projeto tem por objetivo contribuir para a formação do pesquisador do BIC-EM com estudos orientados, para a construção de conhecimetnos sobre o uso dos modalizadores, nas produções textuais. Para tanto, serao analisados textos de alunso com vista a identificar e explicar como o uso da modalização da linguagem influencia a constituição de sentido dos sijeitos enunciativos, aluno e leitor. Trata-se de uma proposta inovadora, pois não toma os aspectos de ordem sintatica como coinjunto de regras, mas como uma das possibilidades de sentido dos sujeitos presentes na situação de produção, considerando-se a subjetividadfe da linguagem.



A Construção do objeto discurso “Novo ENEM” em campanhas oficiais.
ORIENTADORA: Profª. Renata Rena Rodrigues
RESUMO
Partindo do pressuposto de que não se pode falar de qualquer coisa em qualquer lugar, premissa que se encontra em a Ordem do Discurso (Foucault, 2006), é possível afirmamos que um determinado objeto - como o conjunto de enunciações sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) - existe sob condições “positivas”, na dinâmica de um feixe de relações, e que há condições de aparecimento histórico de seu discurso. O objetivo dessa pesquisa é a verificação de como algumas praticas discursivas constroem o objeto discursivo "Novo ENEM", modelo de exame proposto a partir de 2010 pelo Ministério da Educação, em discursos oficiais (Governo Federal). Para tanto, parte-se da concepção de que o discurso e/ou os objetos de discurso têm o caráter constitutivo (Foucault) e também se tem adoção da ideia do discurso enquanto prática social (Fairclough). Dessa forma, pretende-se fazer algumas considerações acerca de como é construído o objeto discursivo “Novo ENEM" em diferentes suportes textuais, partindo da observação metodológica das três dimensões da análise crítica do discurso. Tais considerações visam à verificação de como a materialidade linguística encontrada nestes distintos suportes textuais, proporciona as práticas discursivas e consequentemente as práticas sociais em relação ao objeto de discurso.



O Uso de Tecnologia no Ensino de Física.
ORIENTADOR: Prof. Daniel Rodrigues Ventura
RESUMO
O estudo das ciências, principalmente o da física, normalmente, consiste em algo muito teórico e poucas vezes prático. A fim de mudar esta prática, com o auxilio recursos modernos, software que permitem animações, análise de vídeos e sensores acoplados a computadores, busca-se uma melhoria nas atividades experimentais e aulas teóricas visando uma melhoria na aprendizagem. Durante o projeto desenvolveremos atividades que utilizarão da melhor forma diversos recursos modernos associados a materiais simples. Os recursos, embora modernos, muitas vezes são acessíveis, graças ao grande desenvolvimento tecnológico. Por exemplo, as análises de vídeo utilizam apenas um software livre e uma simples câmera, que pode ser a do celular. De fato, pesquisas coordenadas recentemente em universidades norte-americanas, britânicas e brasileiras relataram melhoria no aprendizado dos alunos em disciplinas como Cálculo I e Física I, após a adoção de métodos de ensino que tornavam o aluno menos passivo. Este trabalho, por sua vez, propôs um modelo de aula que associa a parte teórica com a parte prática de forma a despertar o interesse do aluno e expor todo o conteúdo necessário. Além disso, analisaremos como a eficiência desse modelo no aprendizado de física de estudantes do Ensino Médio. Serão desenvolvidos roteiros para o ensino de física experimental usando experimentos com sensores modernos acoplados a computadores para ilustrar a explicação do professor. Estes roteiros serão disponibilizados na internet para que outras escolas possam usufruir destes recursos modernos no ensino de física. Busca-se ampliar o contato entre os alunos com o conteúdo ensinado de forma que ele possa, na prática, perceber, experimentar e interagir com os conceitos aprendidos na aula teórica. Espera-se que o aluno compreenda mais facilmente algo que, quando ensinado apenas de forma teórica, para que possa produzir conhecimento significativo e ter clareza dos fenômenos.